Publicado em 02/08/2019 às 14:58, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Com investimento de R$ 100 mil, Prefeitura fez ato para início de obra em prédio para instalar o NASF

Estrutura condenada e desativada em 2016 voltará a funcionar para atendimento aos usuários do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Repartição criada em 2008 enfim terá sede própria. Investimento ficou 50% mais barato por causa da mão de obra pela Equipe de Manutenção da Segov.

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
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Profissionais do NASF, primeira-dama, prefeito e secretário de Governo, no ato de lançamento das obras (Fotos: Rafael Brites/Karina Souza)

O prédio público condenado pela engenharia e desativado em 2016, que no passado abrigou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), está sendo reativado para voltar a ser utilizado pelo Poder Público Municipal.

Em ato realizado pela Prefeitura de Sidrolândia na manhã desta sexta-feira (02/08), foi assinada pelo Dr. Marcelo Ascoli, prefeito, na presença de autoridades, servidores públicos e membros do Conselho Municipal de Saúde, a Ordem de Serviço para a obra de reforma e ampliação da estrutura, que após concluída se tornará a sede própria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Embora seja uma obra de proporções consideráveis, a Administração investirá R$ 100 mil – entre materiais para construção, mobília e equipamentos – graças à mão de obra utilizada pela Equipe de Manutenção, vinculada à Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov), propiciando uma drástica redução nos custos aos cofres municipais.

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Divulgação

Participaram do ato, o prefeito Dr. Marcelo, primeira-dama Ana Lídia Ascoli, vice-prefeito Wellison Muchiutti, vereadores Jean Nazareth, Kennedi Forgiarini e Jonas Rodrigues, os secretários Nélio Saraiva Paim Filho (Saúde), Clayton Lopes Ortega (Governo e Desburocratização), Nilo Cervo (Infraestrutura), Paulo Atílio (Assistência Social), Elaine Brito (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Ivan de Oliveira (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente), Aquis Junior (Controladoria Geral), Luiz Cláudio Palermo (Procuradoria Geral), Sandro Luiz Gonzales (Juventude, Esporte e Lazer), a coordenadora do NASF Rita Samara Pedroso, e Ivanildo Manoel de Arruda (representante do Conselho Municipal de Saúde).

Diretores e coordenadores de repartições vinculadas à Secretaria de Saúde e de outras Pastas da Administração também participaram, bem como as profissionais lotadas no NASF.

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Revitalização, ampliação e instalação do NASF

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli, secretário de Saúde Nélio Saraiva Paim Filho e o secretário de Governo e Desburocratização Clayton Lopes Ortega, se reuniram recentemente para definir os detalhes para que a Prefeitura pudesse realizar a obra.

- Essa é uma das metas da Administração Municipal, porque o prédio está em excelente localização, e precisa estar em condições de uso para atendimento à população. Por isso incluímos entre as prioridades, para que em breve seja instalada a equipe do NASF no local – disse o prefeito, Dr. Marcelo Ascoli.

O secretário de Saúde, Nélio Saraiva Paim Filho, informou que a equipe técnica e administrativa da Pasta se envolveu no projeto, e revelou que a Prefeitura aplicará em recursos próprios R$ 100 mil entre material de construção, mobília e equipamentos.

- Ainda neste ano entregaremos este prédio revitalizado, ampliado, onde os profissionais do NASF poderão realizar suas atividades em uma sede própria, oferecendo seus serviços de qualidade à população. Além do mais, é mais um prédio público que a Prefeitura reestrutura e coloca em funcionamento – comentou Nélio.

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Prefeito, ladeado por autoridades, assinou a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação do prédio

A Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov) terá importante participação na obra, já que são vinculadas a essa Pasta o Departamento de Planejamento (Deplan) e a Equipe de Manutenção.

- O Deplan com a diretora Ivanir Areco e equipe realizou o levantamento técnico do terreno e prédio, a engenheira civil Jordana Bertuzzi fez o projeto da futura estrutura, e a Manutenção construirá a obra, o que resultará em uma economia de aproximadamente 50% nos custos para os cofres públicos municipais – explicou o secretário Clayton Lopes Ortega.

A engenheira Jordana Bertuzzi, lotada no Deplan, responsável pela nova estrutura, informou que foi feito um anteprojeto e discutiu com a equipe do NASF as suas reais necessidades. Posteriormente executou um projeto de reforma e ampliação, e planilha de quantitativos de material para que a Equipe de Manutenção execute a obra.

Na nova estrutura, um banheiro será adaptado para deficientes físicos (PNE), serão ampliados outros dois banheiros, além de uma copa e lavanderia.

De acordo com a engenheira, uma boa parte do terreno no entorno da construção existente e no espaço onde haverá a ampliação, passará pela troca do solo e receberá uma boa compactação para que o recalque do piso não volte a acontecer.

O Novo NASF terá ainda uma recepção, uma sala de reunião, dois depósitos, duas salas de atendimento e uma sala de uso comum (para reuniões com as famílias).

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Diretora de Saúde, Tatiane Nantes, secretário de Saúde e equipe do NASF

O NASF

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é formado por uma equipe multiprofissional, onde recebeu da Administração Municipal o aumento do número para 7 profissionais. O objetivo é a integralidade dos cuidados, físico e mental, aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), apoiando o trabalho das ESF’s.

Além de investir em mais profissionais, a Prefeitura adquiriu um veículo para que a repartição realize suas visitas domiciliares em atendimento aos pacientes.

No entanto, o NASF nunca teve uma sede própria, e funciona atualmente em uma sala (espaço acanhado) no ESF São Bento.

A diretora de Saúde, Tatiane Nantes, lembrou que o trabalho da fisioterapia, por exemplo, fica comprometido em razão da falta de espaço adequado para o atendimento. Ela conta que com a sede própria, os profissionais do NASF terão condições plenas de realizar os serviços em espaço físico individual.

A equipe do NASF atualmente é composta por: Rita Samara Pedroso (fisioterapeuta e coordenadora), Glaucy Almeida G. Silva (fisioterapeuta), Juliana Andreatta Ortega (fonoaudióloga), Maira Tavares Maciel (nutricionista), Maria Neiva Tavares (assistente social), Tatiane Estavarengo (terapeuta ocupacional), Edimara Gonçalves de Souza (psicóloga), Paulo César Dalzacker (motorista).

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Dr. Palermo, Claésio Lechner (Manutenção), Ana Lídia e a equipe do Departamento de Planejamento (diretora Ivanir e engenheiras Roberta e Jordana)

Prédio reformado em 2006 e interditado em 2016

A primeira ampliação do prédio foi realizada em 2006, mas dez anos depois, no ano de 2016, a estrutura física foi interditada. Na ocasião, o engenheiro civil Luiz Antônio Lemes fez um Laudo Técnico de vistoria do prédio onde funcionava o CEO, e recomendou que fosse isolada a área e adotadas medidas de escoramento e reforços nas estruturas e fundação. No laudo atestado pelo engenheiro foi relatada a existência de rachaduras muito acentuadas no ponto de encontro da construção existente com a ampliação.

Em 2017, após o envio de informações pela equipe de engenharia do Deplan, a Prefeitura determinou a demolição da parte ampliada da obra em razão dos riscos de desabamento. Os engenheiros constataram que nessa ala havia grande infiltração de águas de chuvas, ocorriam quedas de revestimento, além de recalque do piso.  

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